quarta-feira, 1 de julho de 2009

Guarda Municipal faz treinamento para uso de armas-não-letais



A Guarda Municipal do Rio iniciou nesta terça-feira o curso de reciclagem do uso da Taser, equipamento não-letal que emite ondas “T” (semelhantes à onda cerebral), que paralisam o infrator. Ele permanece lúcido, mas não consegue controlar seu corpo. Sem provocar qualquer tipo de lesão, a pistola permite ao operador o controle total do tempo do disparo, que pode ser prolongado (em média, 5 segundos, tempo suficiente para a imobilização) ou instantaneamente interrompido. Serão três dias de curso na sede da Instituição (Avenida Pedro II, 111, em São Cristóvão), com teoria em sala de aula no primeiro dia e prática nos dois outros dias.

Com ação direta sobre os sistemas nervosos sensorial e motor, a Taser não provoca danos físicos e nem hematomas, com efeito comprovado por Guardas Municipais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A pistola é um dos equipamentos não-letais que a Guarda Municipal do Rio de Janeiro vai adotar, visando não só ao controle de distúrbios como a proteção de GMs empenhados em patrulhamento mais ostensivo, como os do Grupamento de Ações Especiais (GAE) e Grupamento Tático Móvel (GTM), com rotina diária de ordenamento urbano.

A reciclagem é para 30 dos 40 GMs que em janeiro passaram por treinamento com equipamentos não-letais. Há um mês, a GM-Rio apresentou três deles: a pistola 9mm para balas de borracha, o lançador de balas de borracha e o spray de pimenta. Este último já é usado pela Instituição desde 2003, sem nenhum registro de feridos em todos esses seis anos. Os equipamentos fazem parte de um dos projetos enviados ao Ministério da Justiça pelo comando da GM-Rio, prevendo a compra de 5 mil spray de pimenta (para cada GM ter o seu), 200 pistolas e uma grande quantidade de balas de borracha, em um total de R$ 2,2 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário