quarta-feira, 1 de julho de 2009

Condenados policiais que desapareceram com chinesa na Barra

O juiz André Ricardo Ramos, da 28ª Vara Criminal do Rio, condenou quatro policiais, dois civis e dois militares, a uma pena de 12 anos de reclusão pelo roubo triplamente circunstanciado (emprego de arma, concurso de pessoas e retenção da vítima) da chinesa Ye Guoe, de 35 anos, que desapareceu após sair do Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, em 17 de julho do ano passado, com 130 mil dólares na bolsa. Ela foi vista por um taxista sendo levada em uma viatura policial antes de desaparecer.

Marcelo Gomes da Costa, Fabiano do Amaral Bernardes, Cláudio Rodrigues de Azevedo e Izan Chaves de Mello também perderam o cargo público que ocupavam. Eles foram absolvidos, no entanto, da acusação de ocultação de cadáver. "Determino a perda dos cargos públicos ocupados pelos quatro primeiros denunciados, não só em razão do quantitativo da pena aplicada, mas também pelo fato de que não se pode admitir, por razões óbvias, a manutenção nos quadros das Polícias Civil e Militar do Estado de pessoas capazes de praticar fatos como o destes autos", escreveu o juiz na sentença.

Cinco testemunhas que haviam sido acusadas de falso testemunho foram absolvidas, mas a acusada Graziele Oliveira de Farias foi condenada por este crime a uma pena de um ano e dois meses de reclusão, que foi convertida em multa e prestação de serviços comunitários.


A polícia obteve imagens do circuito de segurança do Shopping Downtown que mostram Ye Goue andando pelo local momentos antes de desaparecer. Nas imagens, é possível ver a chinesa entrando e saindo do bloco 2 do Downtown, onde fica a Zaav Câmbio e Turismo, local onde Ye Goue teria trocado R$ 220 mil por 130 mil dólares, segundo investigações da 16ª DP (Barra da Tijuca). Após trocar o dinheiro, a estrangeira pegou um táxi que foi interceptado minutos depois por quatro homens que estavam numa viatura da Polícia Civil com logotipo do Pan. A chinesa continua desaparecida.


No dia seguinte ao desaparecimento de Ye Goue, Chen Chien Hou, marido da chinesa, esteve na administração do Shopping Downtown para pedir as imagens que mostram sua mulher entrando e saindo da Zaav Câmbio e Turismo. As imagens mostram que Chen esteve na administração do shopping acompanhado de dois parentes e do sócio da Zaav.

Nenhum comentário:

Postar um comentário