quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ministro Tarso Genro abre curso de Polícia Cidadã na PM do Rio


Uma polícia mais cidadã, atenta e humana. Essa é a meta do Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã (CAPPC), cuja aula inaugural será ministrada pelo Ministro da Justiça, Tarso Genro, na próxima segunda-feira, no Quartel General da Polícia Militar do Estasdo do Rio. Uma palestra com o Professor Alexandre Aló, psicanalista, completa a programação do dia. Cerca de 300 policiais, entre alunos, instrutores e autoridades, estarão presentes à cerimônia.

O curso será ministrado pelos multiplicadores capacitados por policiais e cientistas sociais no módulo inicial do curso, que aconteceu nos meses de fevereiro e março.

O programa das aulas inclui temas presentes na rotina dos policiais e da sociedade, como Uso da Força, Uso da Arma, Violência Doméstica e de Gênero, Policiamento Comunitário, Técnicas de Abordagem, Rotinas Assistenciais, Discriminação Racial, Religiosa e Homofobia, Ordem Pública e Segurança Pública, Prevenção e Mediação de Conflitos, Imagem da Polícia, Valorização do Profissional, Ética Profissional, Procedimentos Técnico- Profissionais, Meio Ambiente e Jovens em Conflito com a Lei.

A coordenadora do CAPPC, Andréa do Nascimento, explica que as aulas são um momento importante de troca de experiências entre os policiais militares e de debate sobre o seu dia-a-dia, além de ajudá-los a repensar sua conduta.

O Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã já capacitou mais de 11 mil policiais militares desde 2002 e a previsão é de que, a partir de março, mais 5 mil policiais sejam qualificados.

O CAPPC é fruto de uma parceria entre o Viva Rio/Viva Comunidade, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e o Governo Federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Nenhum comentário:

Postar um comentário